sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A vaca bombada

A vaca bombada já é uma realidade que não se pode ignorar. Na Bélgica, ela é conhecida como Blanc-Bleu-Belg, ou da raça de gado "Azul". Os pecuaristas as chamam assim, por serem duas vezes maior que outras raças, podendo alcançar uma tonelada, graças a alterações genéticas.




Origem

Historicamente falando, as vacas "azuis", surgiram no Reino Unido no século XIX e mais tarde foram levadas à Bélgica para que pudessem se desenvolver no país que é símbolo na produção leite. Na década de 60 a criação deste tipo de gado, que foi um cruzamento da vaca belga e a raça Shorthorn ocorreu de forma muito proveitosa, cumprindo a demanda de leite e carne. Contudo, o crescimento da indústria de carne fez com que a raça Blanc-Bleu-Belg fosse procriada apenas para alimentação. Os animais mais musculosos foram selecionados e cruzados entre si, resultando estes animais super bombados. Cientistas conseguiram o efeito "quebrando" o gene que controla a secreção de miostatina, uma proteína que limita o crescimento do tecido muscular.Tendo como principal característica vacas musculosas e com quase 0(zero) gordura em suas carnes.

Veja o vídeo que retrata o processo de criação das Blanc-Bleu-Belg:



Hoje, é muito comum que se tenha carnes modificadas nos supermercados, provenientes de vacas geneticamente modificadas. As alterações não param por aí, cientistas chineses já conseguiram introduzir genes humanos em 300 vacas capazes de produzir leite humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário