sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aditivos químicos e os produtos industrializados



   Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bastante práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. Entretanto, para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos.


Conheça os aditivos químicos mais usados e saiba suas consequências para a saúde antes de optar por um alimento industrializado.

· Corantes: A função deles é colorir o alimento, dar vida ao produto,podem ser sintéticos ou naturais. Estão presentes em quase todos os produtos ,um refrigerante de guaraná não seria bonito de se ver se fosse transparente. É encontrado em bolos, massas, margarinas, sorvetes, biscoitos, bebidas, gelatinas e etc. Alguns corantes proibidos no resto do mundo ainda circulam no Brasil e podem causar desde alergias a convulsões e câncer.

· Agentes adoçantes: Estão presentes em alimentos usados por pessoas com restrições calóricas, portadores de diabetes e etc. Presentes nos adoçantes dietéticos e outros ,no Brasil ainda em circulação, nos EUA foram proibidos depois testes em ratos que apresentaram câncer.

· Anti-oxidantes: Eles são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidantes. A oxidação faz com que seja removida ou adicionada uma molécula de oxigênio que constituem os alimentos. Os mais usados são os nitrito, nitrato e ácido benzoico. E os problemas são alergias, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago.

· Gordura trans: É a gordura vegetal transformada em gordura sólida. Pode ser chamada de óleo hidrogenado, usada para dar crocância aos alimentos como biscoitos. Eis o pior de todos os malefícios, pode causar obesidade, câncer de mama e doenças cardiovasculares em decorrência do aumento do colesterol ruim e da diminuição do bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário