terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tucumã envenenada

    (Tucumã)

Morreu nesta Segunda-feira, no município de Parintins-Amazonas a estudante de 17 anos, Karina Fonseca Silva, após ingerir tucumã envenenada por uma substância denominada carboreto. Além da estudante mais quatro pessoas encontram-se internadas no hospital padre Colombo, pelo simples fato de terem consumido a fruta no lanche da tarde. Coincidentemente a estudante Karina era uma conhecida de minha amiga professora Márcia Mourão, que nos contou a notícia, chocando a todos, pelo fato de não sabermos como poderia uma fruta tão consumida pelos amazonenses e moradores do estado, ser causa de tamanha tragédia. (A tucumã teria sido comprada na feirinha do bairro de Itaúna em Parintins -AM).

O  QUE É O CARBORETO?

Carboreto de cálcio é uma pedra que em contato com a água produz um gás inflamável. O produto é usado principalmente na produção de acetileno. Atravessadores que vendem o tucumã estariam usando a química para amadurecer o fruto mais rapidamente.


Pense nisso 

É cada vez mais difícil encontrar alimentos que não tenham sido modificados seja geneticamente ou por alguma substância. A morte da estudante Karine foi um fato trágico, e de causa relativamente rápida. Mas se pararmos para pensar estamos sendo envenenados todos os dias por substâncias tóxicas, aditivos, corantes e outros. Saber o que comer e onde adquirir alimentos frescos e livres de aditivos é um passo importante, mas só chegaremos a uma alimentação ideal quando pudermos plantar e colher o próprio alimento, tendo assim a certeza de sua proveniência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário